Clube de Tiro Indoor ou Outdoor?

17/11/2021
Independente se você é atirador veterano que já teve diferentes tipos de armas de fogo ou se você está indo pela primeira em um clube de tiro, você terá duas escolhas básicas de onde irá atirar, um clube de tiro indoor ou outdoor. Há diversas características à favor e contra em cada tipo de estande de tiro e o local ideal para atirar irá depender das preferências pessoais de cada atirador.

Mas quais são essas diferenças e qual encaixa melhor para você?
É de extrema importância que faça uma pesquisa antes de escolher em qual clube irá se associar, pois você deve se sentir confortável, com uma equipe de profissionais que te ajudem no que for preciso, seja em cursos de tiro, armeiro para manutenção das armas e o mais importante, que proporcionem um ambiente seguro dentro do clube de tiro para o atirador se divertir sem preocupações.
Os atiradores procuram um estande de tiro por diversas razões diferentes, por isso é importante listar o que é mais importante para cada um e quais características você precisa para deixar sua experiência no tiro desportivo ainda melhor.

Exposição ao ambiente

Estande de tiro Indoor
Uma das maiores vantagens de um clube de tiro indoor ou coberto, como é chamado também, é ter a proteção das adversidades do clima. Seja em dias frios ou com muita chuva, são fatores que não importam quando se atira em um estande coberto. Sem a influência da temperatura ou chuva, a única coisa que importa é se preocupar com a experiência de atirar. Outra vantagem é ausência de vento, neblina ou qualquer outro fator da natureza que poderá afetar a visibilidade do atirador até o alvo. Especialmente as pistolas fica muito mais fácil um tiro com precisão em um estande coberto e sem distrações.

Estande de tiro outdoor
Os amantes da vida outdoor com certeza irão preferir um estande de tiro outdoor, também conhecido como estande aberto,  por motivos que vão desde o contato com ar fresco, maior possibilidades de treinos para o atirador e a vantagem de ter o prazer de atirar em grandes distâncias como um verdadeiro sniper. Mesmo se o clima estiver muito quente, chovendo, frio ou com neblina os atiradores irão encarar essas situações como um desafio a mais, o que irá proporcionar que se tornem atiradores melhores.

Conveniência da localização
Estande de tiro indoor
Se você vive em uma cidade grande provavelmente terá algumas opções de clubes de tiro indoor perto da sua casa, mas provavelmente em cidades grandes um clube de tiro outdoor será um pouco mais afastado. Os clubes cobertos possibilitam que o atirador esportivo consiga manter uma maior regularidade nos seus treinos durante a semana, pela facilidade de deslocamento.

Estande de tiro outdoor
Mesmo que os clubes de tiro outdoor levem um pouco mais de tempo para chegar e geralmente não estão localizados em regiões centrais das cidades, estes oferecem uma estrutura ideal para quem deseja fugir da selva de concreto da cidade, tendo bastante áreas verdes, ar fresco e espaço para estacionar o carro, geralmente possuem restaurante no local e espaço para a família toda.

Versatilidade
Estande de tiro indoor
Estandes indoor geralmente são limitados para armas curtas como pistolas e revólveres, possibilitando no máximo carabinas calibre 12, além da limitação do tipo de munições que pode ser utilizado. Isso muitas vezes até por questão de segurança, pois algumas munições ou armas de calibre grande, necessitam de um espaço maior de pista para evitar que a munição ricocheteie e possa se tornar um perigo à todos no local.

Estande de tiro outdoor
Os estande outdoor de tiro são geralmente muito mais versáteis, possibilitando o atirador utilizar diversos tipos diferentes de armas, como as pistolas, rifles, carabinas e fuzis, que podem ter alvos em longas distâncias, além da possibilidade do tiro ao prato. Há ainda uma grande variedade de alvos no estandes abertos de tiro, tendo a silhueta metálica e alvos dinâmicos de diferentes tipos.
Outra grande vantagem dos estandes abertos é a maior variedade de opções de treinamentos e cursos,  possibilitando o atirador treinar diferentes técnicas de tiros, com alvos em diferentes distâncias, em movimento, situações em que pode estar dentro do carro ou em casa.

Quando for pesquisar o clube de tiro ideal para você, pesquise qual tipo de estande eles possuem, qual o tamanho das pistas para armas longas,  quais armas são permitidas atirar no local, que tipo de alvo disponibilizam, como é a segurança do local e estacionamento do carro, se é preciso andar com a sua arma pela rua do estacionamento ao clube e vice-versa, essas são algumas dicas básicas para ajudar na hora da escolha do clube de tiro.

Aqui no Clube de Tiro Drago nós acabamos com o problema da escolha entre estande indoor ou outdoor, temos atualmente 3 estandes de tiro, sendo um estande indoor para quem deseja atirar com armas curtas, tendo alvos com 15m de distância.
O segundo é outdoor com pista de 30m, ideal para realização de treinamentos, IPSC ou até mesmo sentir a natureza enquanto se diverte.
E o terceiro estande é a nossa pista de 300m, com telheiro para o atirador ficar confortável mesmo em dias de sol, com toda a estrutura para atirar com carabinas, rifles e fuzis.

Venha nos conhecer e aproveitar toda a estrutura do maior clube de tiro do Brasil.