IDSC - Descubra a modalidade de tiro esportivo defensivo

24/08/2022

O Tiro Defensivo IDSC (International Defensive Shooting Confederation) é uma modalidade de tiro esportivo dinâmica que simula situações da vida real, praticada com armas e equipamentos padrão de fábrica, usando tanto a arma como o coldre nas mesmas condições e características que se usaria em uma situação de autodefesa.

São proibidas armas e equipamentos que não sejam de produção comercial ou que sejam voltados para competições.

A arma deve estar oculta, velada e por isso é necessário utilizar uma roupa que oculte a arma de fogo, salvo em situações que o cenário da prova seja diferente ou que o atirador utilize a arma em trabalho com o porte ostensivo.

Com o objetivo de tornar a modalidade esportiva do IDSC o mais real possível, não há regra sobre a limitação de munições no carregador das armas curtas, salvo por uma exigência da competição devido a situações específicas, sendo a única exigência que os carregadores sejam originais ou produzidos em larga escala.

Regras do IDSC

Existem três tipos de pistas diferentes:

Pistas de situações conhecidas:

• São pistas de IDSC em que os atiradores inscritos devem receber informações prévias das pistas de tiro.

Pistas de situações desconhecidas:

• São as pistas em que não há a informação prévia para o atirador esportivo, ele iniciará a pista sem saber qual a situação dos alvos.

Prática de exercícios

Devido ao objetivo da prática ser o mais próximo possível da realidade, não há separações por categorias de armas curtas, rifles e espingardas, já que o inimigo não age ou não se importa com tal maneira.

Pontuação e alvos do IDSC

Os alvos na pista de tiro do IDSC são em formato humanóide de papel ou alvos metálicos e são denominados como zonas:

A (Alpha) - Tiros realizados na zona Alpha não sofrem acréscimo de tempo no resultado final do atirador

B (Bravo) - Tiros realizados na zona Bravo acrescem 2 segundos no resultado final do atirador

C (Charlie) - Tiros realizados na zona Charlie acrescem 5 segundos no resultado final do atirador

Segundo o regulamento do IDSC, os tiros realizados que não foram atingiram o alvo e que atingiram o limite da zona serão considerados como “Miss” e acrescentarão 10 segundos no resultado final do atirador.

Acertar um alvo não ameaçador (no-shoot), gera um único acréscimo de 10 segundos ao tempo final do competidor, independentemente, da quantidade de acertos nesse alvo.

Sendo o vencedor o atirador que realizar toda a pista no menor tempo após contabilizado todos os disparos.

Oficiais de competição do IDSC

Como no IPSC, no IDSC também possuem os oficiais de competição, que neste caso são:

Diretor de prova (Match Director – MD): O Diretor de Prova tem a última palavra sobre qualquer questão interposta ou quanto à violação da segurança pelo atirador.

Chief Defensive Shooting Officer (CDSO): Tem como função auxiliar o Diretor de Prova para atuar como seu assistente nas atividades da pista, segurança, resolvendo questões de arbitragem que se apresentem ao DSO, ou para declarar falha de equipamentos ou desclassificações.

Defensive Shooting Officer (DSO): São responsáveis pela manutenção de um ambiente seguro na pista, dando as instruções da pista de tiro, operando o “timer”, pontuando os alvos, observando violações de procedimento e registrando o tempo, entre outras informações, nas folhas de pontuação dos atiradores. Normalmente, pelo menos, haverá dois DSO designados para cada pista de tiro.

Penalidades do IDSC

É função do árbitro (DSO) apurar o tempo total do timer, garantir a segurança na pista, pontuar os alvos, observar as violações e atribuir as penalidades. Cada penalidade será acrescida ao tempo total do timer.

As penalidades podem ser: