O que é o 3gun?

02/03/2023

O 3Gun é uma modalidade de tiro esportivo que envolve o uso de três tipos diferentes de armas: pistolas, espingardas e carabinas. O objetivo é completar uma série de desafios em um percurso de tiro em um tempo determinado ou o mais rápido possível.

Cada pista de 3gun pode possuir obstáculos e alvos em diferentes distâncias e formatos. Por exemplo, um desafio pode exigir que o competidor comece com uma pistola, mude para uma carabina e depois para uma espingarda, enquanto dispara em alvos em diferentes distâncias e posições de tiro.

O 3Gun é um esporte que exige uma boa habilidade de tiro com os 3 tipos diferentes de armas, bem como estratégia e condicionamento físico do atirador para correr pelos obstáculos do percurso. As competições de 3Gun são geralmente realizadas em pistas cronometradas e os competidores são avaliados por seu tempo e precisão.

O que pode ser encontrado em uma prova de 3gun:

• Engajar alvos em diferentes distâncias com pistolas, carabinas/rifles e espingardas.
  • Trocar rapidamente entre as armas enquanto se move pelo percurso.
  • Disparar em alvos enquanto se move ou se agacha.
  • Disparar em alvos em posições incomuns, como deitado de costas ou de lado.
  • Engajar alvos enquanto se equilibra em um obstáculo ou se movimenta através de um labirinto.

Embora o 3Gun possa parecer um esporte perigoso, os eventos são altamente regulamentados e os competidores são obrigados a seguir medidas de segurança rigorosas. O 3Gun é uma modalidade popular em muitos países, incluindo os Estados Unidos, e tem atraído cada vez mais atletas e fãs do esporte.

Regras do 3gun:

As regras do 3Gun podem variar dependendo da organização ou competição específica, mas em geral, as regras envolvem aspectos de segurança, equipamento, conduta e pontuação. Aqui estão algumas das regras comuns do 3Gun:

Segurança:

• Todas as armas devem ser manuseadas com segurança e só devem ser apontadas para alvos designados.
  • Os competidores devem usar equipamentos de proteção, como óculos de proteção e protetores auriculares.
  • As armas devem ser mantidas descarregadas e apenas carregadas no momento designado pelo árbitro.

Equipamento:

• As armas devem estar em conformidade com as especificações de segurança da competição.
  • O equipamento adicional, como coldres, porta-carregadores e cartuchos de munição, pode ter restrições de tamanho e posição.

Conduta:

• Os competidores devem seguir todas as instruções do árbitro e respeitar os outros competidores e espectadores.
  • Os competidores não podem deixar o percurso durante a competição, a menos que autorizados pelo árbitro.

Pontuação:

• A pontuação é calculada com base no tempo e precisão dos disparos nos alvos.
  • As penalidades podem ser aplicadas por violações de segurança, desobediência às regras ou erros na conclusão do percurso.

É importante lembrar que as regras do 3Gun podem variar de acordo com a organização ou evento específico, por isso é importante verificar as regras antes de competir. Além disso, a segurança é uma prioridade máxima em qualquer competição de tiro, e todas as regras devem ser seguidas para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Maiores atiradores de 3gun:

Há muitos atiradores talentosos no mundo do 3Gun e é difícil apontar os melhores, pois isso pode depender de uma série de fatores, incluindo o nível de competição, as armas e equipamentos usados, o estilo de tiro e o desempenho recente nas competições.

No entanto, aqui estão alguns dos atiradores de 3Gun mais bem-sucedidos e respeitados:

Jerry Miculek: Miculek é considerado um dos maiores atiradores de todos os tempos, não só no 3Gun, mas em diversas modalidades de tiro esportivo. Ele tem 5 títulos mundiais de 3Gun e detém muitos recordes mundiais em tiro esportivo.

Daniel Horner: Horner é outro atirador de elite, com vários títulos mundiais de 3Gun e outros eventos de tiro. Ele é conhecido por sua habilidade de tiro preciso e rápida, além de sua habilidade tática.

Lena Miculek: Lena é a filha de Jerry Miculek e é uma atiradora de 3Gun muito talentosa. Ela é a atual campeã mundial de 3Gun, e já venceu vários outros títulos importantes de tiro esportivo.

Dianna Muller: Muller é uma ex-policial e atiradora de 3Gun de destaque. Ela é uma das poucas mulheres a ganhar um grande evento de 3Gun e é conhecida por sua habilidade de tiro preciso e estratégias inteligentes.

Max Michel: Michel é outro atirador de elite, com muitos títulos mundiais de 3Gun, além de vários recordes mundiais em outras modalidades de tiro. Ele é conhecido por sua precisão e velocidade de tiro excepcionais.

Esses são apenas alguns dos muitos atiradores talentosos no mundo do 3Gun. Há muitos outros atiradores de elite que são dignos de menção, e novos talentos emergentes a cada ano.

3gun no Brasil:

O 3Gun tem se tornado cada vez mais popular no Brasil nos últimos anos, existem diversas organizações e clubes de tiro que oferecem competições regulares de 3Gun em todo o país.

Algumas das principais organizações de tiro esportivo no Brasil que promovem competições de 3Gun incluem a Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) e a Associação Brasileira de Tiro Prático (ABTP).

As competições de 3Gun no Brasil geralmente seguem as regras estabelecidas pelas organizações internacionais de tiro esportivo, como a United States Practical Shooting Association (USPSA) e a International Practical Shooting Confederation (IPSC).

O 3Gun no Brasil é praticado por atiradores de todos os níveis de habilidade, desde amadores até profissionais que se dedicam apenas para essa modalidade.

No Drago Clube de Tiro estamos realizando pistas de 3gun mensalmente, inserindo novos atletas nessa modalidade que tem sido cada vez mais pedida pelos filiados do clube. Se você ainda não experimentou essa modalidade, venha para o Drago e tenha uma experiência totalmente diferente de tiro esportivo.