Novidades dicas e muito mais!

Blog do Clube Drago

O que é o CR para armas de fogo?

10/01/2022
Muitas pessoas desejam adquirir uma arma de fogo, seja para defesa residencial, tiro esportivo, caça ou coleção, mas para qualquer uma dessas situações você precisará ter o Certificado de Registro, mais conhecido como CR. Este documento é como a CNH para dirigir um carro, ele comprova que você está apto à manusear e adquirir uma arma de fogo.

O que é o CR (Certificado de Registro)?

O CR é um documento emitido pelo exército brasileiro que atesta que a pessoa está apta adquirir e manusear uma arma de fogo, podendo comprar sua arma através de duas maneiras distintas, a primeira pela Policia Federal a qual tem a finalidade de defesa pessoal ou patrimonial e a segunda maneira é pelo Exército Brasileiro que tem a finalidade para se tornar um CAC, (Caçador, Atirador esportivo e ou Colecionador), tendo o direito de comprar até 60 armas de fogo segundo a legislação atual.

Vale a pena tirar o CR?

A obtenção do CR através do exercito brasileiro trás diversos benefícios para o CAC, que em sua maioria não são permitidos para os cidadãos comuns ou até mesmo quem fez o CR pela Policia Federal (Sinarm), dentre eles estão:
  • A lei permite que o CAC se desloque entre sua residência e o clube de tiro ou a competição com a arma municiada para defesa do acervo.
  • Atiradores esportivos podem adquirir até 30 armas de calibre permitido e mais 30 de calibre restrito
  • Colecionadores podem adquirir até 5 armas de calibre permitido e mais 5 de calibre restrito
  • Caçadores podem adquirir até 15 armas de calibre permitido e mais 15 de calibre restrito
  • Permissão para comprar armas de fogo de calibre restrito
  • Permissão para comprar munições de calibre restrito
  • Permissão para importar armas de fogo

Então quem tem CR tem porte de arma?

NÃO, o CAC que tem CR não tem porte de arma! Muitas pessoas fazem a propaganda que CAC pode andar armado por ter direito à transportar a arma para treino no clube de tiro ou competição, mas esse é apenas um porte de transito que somente pode ser utilizado em deslocamentos para o clube de tiro ou competição e seu retorno com o objetivo de proteger o acervo que você estará transportando. Este não é porte geral e irrestrito.

O que preciso para tirar o Certificado de Registro do Exército?

Toda pessoa que deseja tirar o CR no Exército, precisa comprovar idoneidade, estar apto psicologicamente para adquirir uma arma de fogo e demonstrar que tem capacidade técnica para o manuseio de armas de fogo. Também é necessário ter residência fixa para a guarda do acervo.

Comprovar idoneidade:

Comprovar idoneidade que nunca cometeu nenhum crime através de certidões negativas de antecedentes criminais. A idoneidade deve ser comprovada por meio da apresentação de certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Justiça Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Justiça Militar e Justiça Eleitoral. Também é necessário apresentar a certidão de não estar respondendo à nenhum inquérito policial ou a processo criminal (Polícia Civil).

Possuir residência fixa:

Comprovar o endereço de residência e de guarda do acervo. A comprovação pode ser feito através de faturas de água, luz ou telefone fixo, em nome do requerente. Caso seja um morador da residência mas o comprovante não estiver em seu nome, é possível apresentar uma declaração de residência com firma reconhecida por parte do responsável pelo imóvel.

Capacidade técnica:

Comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo. O teste prático de tiro para obtenção do CR deve ser atestado por um instrutor credenciado pela Polícia Federal, o qual irá aplicar uma prova prática e outra teórica, sendo a mesma exigida para a aquisição de arma de fogo pela Polícia Federal (SINARM). Além disso, pode-se realizar a prova com pistola, onde é realizado duas séries de disparos com 10 tiros cada ou com a espingarda calibre 12, onde são realizados 4 disparos apenas, não sendo necessário realizar o teste com a arma que você deseja adquirir.

Aptidão psicológica:

Necessário realizar um teste psicológico para que um psicólogo credenciado pela Polícia Federal apresente um laudo que comprove a aptidão psicológica do interessado em obter o CR.

Filiação em clube de tiro:

É necessário que esteja devidamente filiado em um clube de tiro para que comprove que realiza treinos e ou competição de tiro esportivo ou caça.

Idade mínima para tirar CR:

Pela legislação atual a idade mínima para tirar o CR é de 18 anos, mas somente com idade igual ou superior a 25 anos poderá comprar e registrar uma arma de fogo em seu nome. Quem ainda não possui 25 anos pode frequentar e utilizar as armas do próprio clube, conforme recomenda a legislação.

Quem pode tirar o CR para mim?

Como visto acima o processo para retirar o CR é trabalhoso e burocrático, por isso o ideal é que um despachante bélico realize esse serviço, como as leis mudam com frequência e os documentos solicitados acabam tendo algumas modificações, um bom despachante está sempre acompanhando as novas exigências e irá te facilitar bastante esse processo, ganhando tempo e comodidade. No Drago Clube de Tiro temos uma equipe de despachantes que pode realizar todo o processo em poucos passos para você!

Atualmente o valor do CR no Clube de Tiro Drago é R$995,00 não perca tempo e faça já o seu Certificado de Registro.

Receba novidades e informações no seu e-mail

(41)99739-3867 | Política de privacidade
Rua Maria da Luz Costa, S/N, Corrego fundo, São José dos Pinhais-Paraná