O que fazer em São José dos Pinhais ao ar livre?

05/07/2022
Passeios diferentes perto de Curitiba é algo que muitas pessoas procuram e uma excelente opção é ir para São José dos Pinhais, cidade que está há apenas 15km do centro de Curitiba, é conhecida por todos os Curitibanos pelo aeroporto internacional  Afonso Pena que é o principal aeroporto do Paraná.

São José dos Pinhais é conhecida pelos roteiros rurais e ecoturismo, sem falar das belezas e excelente gastronomia do Caminho do vinho, mas iremos falar sobre uma área linda de SJP e ainda pouca explorada pelos turistas que é a região da Guaricana.

O que fazer na Serra da Guaricana em São José dos Pinhais?

Para começar bem o dia recomendamos acordar cedo e ir direto para a Panificadora Nogueira que fica localizada na margem da BR 376, na ultima saída antes do pedágio. O local é parada obrigatória para quem está descendo para Santa Catarina, praias ou passeando de bicicleta pela região. Uma ótima escolha é o sanduíche colonial caseiro completo, feito com salame e queijo colonial, ainda acompanha tomate e ovo com um pão caseiro delicioso.

Em seguida você pode pegar a trincheira logo em frente e atravessar para o outro lado da BR 376 e seguir direto para o Drago Clube de Tiro para ter uma das melhores experiências da vida ao atirar com diversas armas diferentes no maior clube de tiro do Brasil, o local é grande e possui 5 estandes de tiro diferentes, sendo o maior deles com 780m para tiros de fuzil de precisão.
Os instrutores são atenciosos e ajudam a todos com muita segurança e habilidade ao manusear as armas.

Depois de atirar pela manhã uma opção é almoçar no próprio restaurante do clube que serve uma feijoada muito boa, com a vista de toda a montanha ao fundo, ideal para descansar um pouco.

Em seguida, próximo ao clube está a estrada da Serra da Guaricana, que é onde se encontra a cachoeira dos Ciganos, uma das mais famosas de São José dos Pinhais, que fica à exatos 20km do clube de tiro Drago, a estrada é pela serra mesmo, onde irá subir e descer em meio a mata aproveitando toda a beleza da natureza do local, a estrada apesar de ser de terra é muito boa.

Ao chegar na entrada da cachoeira tem estacionamento e local para comprar um refrigerante e pastel, a caminhada até a cachoeira leva cerca de 15 min, onde se atravessa o rio algumas vezes até chegar a queda da cachoeira, que é linda e ainda possui algumas "piscinas"para deitar e relaxar enquanto contempla toda a beleza do local.

Na volta para casa a opção que não tem erro são os cafés coloniais do Caminho do Vinho na Colonia murici, estes já são bem conhecidos de todos em SJP por servirem uma grande variedade de produtos coloniais, doces, bolos e tortas, tudo muito saboroso.